Ônibus elétrico chines faz teste na capital federal pela TCB

Um protótipo do ônibus elétrico entrou em circulação experimentalmente (180 dias) na capital federal, cujo veículo faz parte da política do governo local em introduzir novas tecnologias como forma de reduzir as emissões de poluentes e o impacto do transporte coletivo no meio ambiente onde opera. Fabricado na China, “100% elétrico”, totalmente silencioso, o modelo é equipado com baterias de íon de lítio fabricado pela Rui Hua (parte mecânica e conjunto elétrico) e carroceria da empresa Alfa Group (capacidade para transportar 60 pessoas – 28 sentadas, 31 em pé e um espaço para cadeirante).

As avaliações e adaptações visam à operacionalidade do equipamento que atende ao transporte na capital brasiliense. Com conceito ambiental que utiliza a energia limpa (onde cada bateria leva até três horas para ser recarregada), o coletivo pode sim contribuir também para redução da poluição sonora. A autonomia média em teste garante até 150 km (admitindo-se com o ar-condicionado ligado) e a vida útil é de no mínimo cinco anos em operação contínua para as baterias.

“O interesse do governo do Distrito Federal é testar o modelo, com o intuito de posteriormente montar uma fábrica e produzir os veículos ecológicos na capital, além de estarmos muito próximos de fazer uma grande renovação da frota brasiliense” – enfatizou o presidente da TCB Sociedade de Transporte Coletivo, Carlos Koch.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s