Mercado de Ônibus mostra a sua força comercial!

comil_campione_6

Para a Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, o segmento de carrocerias de ônibus não foi tão decepcionante como o setor de caminhões, que viu de perto o desaquecimento econômico em todo o Brasil e a redução do mercado, já evidenciado por toda a mídia. Os coletivos que são responsáveis por todo o transporte coletivo de passageiros, em 2012 foram construídos 32.548 unidades, contra 35.531 unidades do exercício passado do ano de 2011. A baixa de produção foi então de 8,39%. Mas em 2012, a baixa alcançada em 25,4% segundo a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores foi maior na produção brasileira de chassis para ônibus: foram feitos 49.373 unidades em 2011 contra 36.844 chassis de ônibus durante todo o ano passado, ou seja, 2012.

marcopolo_g7_8

O motivo deste índice foi também ritmado pela economia brasileira que viu de perto alguns valores sendo alterados, como a mudança de tecnologia prevista pela sétima fase do Proconve – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, baseados pelos padrões normativos e internacionais da Euro V. A fabricante e o grupo gaúcho liderado pela Marcopolo fabricou 12968 carrocerias no mercado geral de ônibus, ficando na primeira posição, seguidos da construtora paulista de carrocerias e líder nos modelos urbanos – a Caio Induscar com 8585 ônibus fabricados. No segmento de microônibus a Neobus lidera a fatia de mercado com 2677 unidades. Mas para modelos de carrocerias em geral a produção assistida foi de: Marcopolo com 7541 unidades, seguidos ainda pela Ciferal (5517), Caio-Induscar (9127), Neobus (4178), Comil (3331), Mascarello (2232) e Irizar com 712 unidades/fabricadas.

scania_93

Pelos segmentos da Fabus, as versões que circulam por todas as cidades do país tem a tradição de décadas na construção de ônibus: com 18636 modelos urbanos (57,26% do mercado geral, tendo a Caio-Induscar na liderança com 8585 unidades fabricadas). Nos rodoviários: 6626 ônibus (20,36% – Marcopolo com 3812), microonibus (4905 unidades – 15,07% e a Neobus na liderança com 2677 veículos) e a intermunicipal (2381 ônibus – 7,32%/Marcopolo construindo 1504 desses modelos de ônibus em 2012). (Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Fotos: Inbus Transport/FotoFrotista).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s