FABET-SCANIA-GRUPO JCA: apostam na formação de novos condutores para o TRP.

fabet_1_574

A Fabet – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (com sede em Concórdia, SC, que iniciou o trabalho destinado ao transportador de cargas), em parceria com a Scania Latin América (fornecedora de chassi para ônibus) e o Grupo JCA (Auto Viação 1001, Viação Catarinense, Viação Cometa, Rápido Ribeirão Preto, entre outras) editam o primeiro curso de formação de motoristas de ônibus rodoviários, que terá início em 15 de abril. Ao todo serão disponibilizadas 25 vagas, inclusive para motoristas que ainda não estão em nenhuma empresa de ônibus. “Vamos formar novos motoristas e permitir que o mercado fique mais especializado. Lembrando ainda que o motorista profissionalizado faz parte de milhares de vidas diariamente por todo o país” – descreveu em entrevista, Salete Marisa Argenton, gerente da filial da Fabet localizada na cidade de Mairinque, em SP.

fabet_2_567

A iniciativa conta com o apoio da Scania que entregou um ônibus–escola K-310 (com câmbio Confort Shift e carroceria Comil Campione 3.65 Euro V) para as aulas destinadas aos motoristas profissionais. “Atualmente, a idade média de um motorista de ônibus é entre 45 e 55 anos, ou seja, em breve, boa parte irá se aposentar. Ao mesmo tempo, faltam no mercado nacional cerca de 120 mil motoristas qualificados. Muitos jovens não estão interessados mais na carreira de motorista e é nisso que precisamos ficar atento. Além de despertar a atenção para a necessidade destes profissionais e da valorização deles, temos de incentivar que mais motoristas entrem no mercado de trabalho com a competência exigida por um setor e uma sociedade cada vez mais exigentes” – enfatizou Salete. A parceria da Scania com a Fabet já é de 15 anos e já rendeu ações em conjunto consideradas de destaque pelo setor, como o apoio destiando a competição “Scania Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”.

fabet_3_573

“A indústria de ônibus no Brasil evoluiu muito. Mas não basta colocar estes ônibus mais modernos nas ruas e estradas. É necessário preparar o motorista para aproveitar ao máximo toda tecnologia que os veículos oferecem para a produtividade da empresa, bem estar do próprio profissional e bom atendimento ao passageiro, que é o cliente do serviço de transporte. Por isso, nós da Scania apoiamos a mais esta iniciativa da Fabet” – destacou Eduardo Monteiro, responsável pelo segmento de ônibus urbanos da montadora sueca no país. Em dados oficiais de acordo com a ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres, mais de 75% das movimentações interestaduais são realizadas nas estradas e rodovias deste imenso país.

fabet_4_566

Só nos serviços de ônibus interestaduais e internacionais, são transportadas anualmente mais de 140 milhões de brasileiros. Experiências anteriores da própria Fabet mostram resultados positivos, de acordo com a instituição: a atuação de motoristas qualificados pode reduzir em 47% os acidentes, diminuir em cerca de 15% o consumo do óleo diesel, aumentar em 10% a vida útil de um pneu, melhorar a pontualidade, elevar o nível de satisfação do cliente e aumentar a produtividade do profissional, dentro de sua carga horária e sem sacrifícios. “Por isso que o motorista tem de saber de verdade o seu valor na sociedade e trabalhar de forma humanizada. Não dá para fazer uma cotação da vida como se faz de uma carga. Assim, qualificar o motorista é dar valor à vida. Afinal, não existe transporte sem o profissional do volante e o transporte é uma atividade em prol da vida” – concluiu a gerente da Fabet em Mairinque, Salete Marisa Argenton. Maiores informações pelo tel.: (11) 4708-1784 (Fabet). (Por Adamo Bazani, jornalista exclusivo para a Inbus Transport, de Mairinque, SP – Fotos: Adamo Bazani).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s