IAA 2014: Hanover, Alemanha – Novidade do mundo do Ônibus!

IAA 2014: Hanover, Alemanha – Novidade do mundo do Ônibus!

Montadora: OTOKAR

New-Otokar-with-the-Vectio-C_iaa_2014

Seis unidades foram mostradas pela encarroçadora Otokar – o maior fabricante de veículos midi para o mercado turco e uma grande força crescente com a subsidiária na Europa através da Otokar Europe estabelecida em Rossy, França, em 2011. A empresa atua nos segmentos de mercado de onibus de turismo, interurbano e urbano convencional. Na IAA de 2014 a Otokar mostrou dois veículos – como o “Navigo T”. Já a versão de menor dimensão mostrada foi o “Navigo U SH” de 7,72 m de comprimento e ideal para a operação interurbana com acessibilidade total.

otokar_iaa_2014_a

O modelo vem com motor Cummins ISBe4.5 Euro 6 e transmissão automática Allison e pode acomodar até 33 passageiros sentados. A vantagem do exemplar da Otokar é o layout interno que disponibiliza até sete cadeiras de rodas através do uso do elevador lateral. Também para uso interurbano o destaque é o modelo “Territo U” de 12,08 m de comprimento dotado com o motor Cummins ISB6.7 Euro 6, transmissão automática ZF para 53 passageiros.  Para o segmento de ônibus urbano o Otokar mostrou o “Vectio C” de 9,27 m de comprimento com motor MAN Euro 6, transmissão Voith Diwa 6 para acomodação interna de 30 lugares (incluindo sete bancos especiais) e na porta lateral de folha dupla.  A empresa também evidenciou a versão de 12 m urbano cujo veiculo disponibiliza três portas largas e capacidade para 30 assentos.

otokar_iaa_2014_b

Neste modelo o motor é Cummins ISB6.7, Euro 6 e acoplado com a transmissão Voith Diwa 6. A fabricante turca Otokar mostrou a versão turismo, a 8.39m do “Navigo T” com 8,39 m de comprimento: VIP, com 20 poltronas reclináveis ​​ com espaçamento de 750 mm, banheiro no nível do corredor, cozinha a bordo e ainda quatro metros cúbicos de capacidade de bagagem (incluindo os racks). O “Navigo T” é fornecido com motor Cummins ISBe4.5 e transmissão automática Allison. A versão “Vectio T” – com 10,1 m de comprimento se destaca com a transmissão ZF Ecolife, 34 assentos mais sanitário a bordo e ainda 5,5 m3 de capacidade nos bagageiros. A Otokar recebeu neste ano o prêmio de pesquisa de maior sucesso na Turquia, desenvolvidos principalmente nos ônibus elétricos. [Jean R Dierckx, de Hanover, Alemanha – Correspondente para a REVISTA INBUS TRANSPORT – BRASIL – Images: Otokar]

Anúncios
por inbustransportonibus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s