IAA 2014: Hanover, Alemanha – Novidade do mundo do Ônibus!

IAA 2014: Hanover, Alemanha – Novidade do mundo do Ônibus!

Montadora: MAN / Neoplan

International-Bus-of-the-Year-2015-MAN-Lion’s-City-GL-CNG

A MAN/Neoplan recebeu o título de “Bus Internaciotal of the Year 2015” com o modelo urbano “Lyon City GL CNG Articulated”. As exibições dos veiculos durante a IAA de 2014 evidenciaram as opções movidas a diesel e uuma unidade desenvolvida como híbrido, alem de um articulado de 14,7 m de comprimento (“Lion City L LE CNG” de piso baixo). Com o modelo MAN da série “E2876 LUH07” é a mesma da versão CNG utilizado na linha de caminhões “TGM”. A montadora alemã também expôs outros produtos da linha ônibus como o “MAN Lyon L” – um urbano de 12 m. Como outro importante destaque durante a exposição alemã foi o deslumbrante rodoviario “Neoplan Skyliner” na carroceria de dois andares (inicialmente construído na fábrica Pilsting, Alemanha). Mas no futuro essas carrocerias deverão ser fabricadas na planta de Adana a partir de junho de 2015. O novo “Skyliner” pode acomodar até 83 passageiros – versão que recebeu nova configuração de layout em acabamento sofisticado e também no novo assento para o motorista. O modelo da Neoplan de maior sucesso para o segmento ônibus recebeu porta extra-larga, dois lugares para cadeirantes de rodas (no andar inferior) e a grande novidade que é a acessibilidade através da rampa dobrável na segunda porta.

Neoplan-Skyliner_IAA_2014

O motor do veiculo é o MAN D2676 LOH de 12,4 litros que desenvolve 505 cv de potencia/371kW e torque de 2300 Nm. A Neoplan evidenciou durante a IAA de 2014 o moderno e consagrado modelo desenvolvido há décadas para operar no serviço aeroportuário: trata-se do “Neoplan Cityliner” de 12,24 m de comprimento (piso baixo) dotado com motor MAN “D2676” de 440 cv de potencia/324 kW. Entre as principais características do Cityliner está o “Efficient Cruise” – um sistema de controle de cruzeiro “GPS”. Juntamente com as exposições dos modelos da Neoplan estava um ônibus da operação latino-americana da Volkswagen – o MAN/Volksbus 18.280 OT (motor MAN D08 280 cv de potencia e transmissão ZF Ecolife – o primeiro Volksbus para aplicação urbana com suspensão de ar) – piso baixo de duas portas com assentos altos individuais. Este estava montado com a carroceria Marcopolo Viale. O combustível utilizado no coletivo é o diesel de cana – tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris juntamente com a MAN Latin America e que vem testando desde 2011. [Jean R Dierckx, de Hanover, Alemanha – Correspondente para a REVISTA INBUS TRANSPORT – BRASIL – Images: MAN-Neoplan/Communication/Press/VDA/IAA 2014]

Anúncios
por inbustransportonibus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s