Coletivos urbanos de Curitiba, no PR.

Segundo dados da Urbs Companhia de Urbanização de Curitiba – gestora e responsável por administrar o sistema de transporte coletivo, no ano de 2000 circulavam na capital do PR cerca de 1756 ônibus do sistema de transporte público. Em 2013, esse número passou para 1930 coletivos. Desde o final do século passado, a frota de ônibus operante avançou apenas 9,9%. Já a frota de coletivos quase dobrou. O transporte urbano de Curitiba – exportado para várias capitais principalmente pela adoção dos ônibus biarticulados, estações tubo e sistema de canaletas exclusivas, parece que não conseguiu acompanhar o próprio desenvolvimento proposto. Também com os dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população local atual é composta por 1848946 habitantes [conforme números do Censo de 2010], contra 1587315 habitantes em 2000. A frota de veículos na cidade e com a proporção do número de habitantes é de 1 automóvel para cada 1,3 habitantes.

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Nessa ultima década a frota circulante de veículos na capital curitibana aumentou 97,83%: segundo o Anuário Estatístico do Detran Departamento Nacional de Trânsito o numero de unidades automotivas [circulante] passou de 674781 [em 2003] para 1334984 veículos [em 2013]. Mas com os números alarmados do processo de movimentação, no quesito de ampliação e modernização do sistema de transporte público foi de baixo índice – aumentou-se a população, mas não melhorou o serviço [o sistema transporta mais e 2 milhões de pessoas/dia, ligando todas as regiões da bela Curitiba]. O aumento do número de usuários na RIT Rede Integrada do Transporte [implantado como revolucionário e pioneiro em 1974] torna-se uma questão de forte desafio para os técnicos e o governo administrativo [são 81 km de canaletas exclusivas, garantindo a circulação viária do transporte coletivo]. A pasta dos transportes passa a ter uma posição mais preocupante. Atualmente, o Sistema Integrado de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana garante a integração físico-tarifária entre 14 municípios da Grande Curitiba – mas isso não é suficiente para garantir o deslocamento populacional. Por Ronaldo dos Santos, editor MTb 95429PR, Repórter Fotográfico ARFOC PR Reg Matrc.: 0010 – Foto: FotoFrotista

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